Durante entrega de viaturas, Richa anuncia troca de comando na Secretaria de Segurança

O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (05), em Curitiba, um helicóptero e 50 novas viaturas para reforçar a frota da Segurança Pública no Estado do Paraná. São 40 veículos para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica, que vão para o Instituto Médico Legal (IML). A aeronave será empregada em operações aéreas da PM. Na oportunidade, Richa também anunciou a troca no comando da pasta. Wagner Mesquita foi exonerado e em seu lugar foi convidado para ocupar a vaga o delegado Júlio Cezar dos Reis, delegado-geral da Polícia Civil do Paraná.

Nos bastidores, a saída de Mesquita já era comentada. Recentemente, o caso de um jovem de 18 anos que morreu durante um assalto em Colombo e ficou mais de 13 horas esperando uma viatura do IML deixou irritado o governador Beto Richa que, provavelmente, acelerou o processo para mudanças na pasta. Mesquita é delegado da Polícia Federal e estava na SESP desde 2015 quando substituiu Fernando Francischini.

Investimentos

Na entrega das viaturas, Richa destacou os investimentos do governo estadual na Segurança Pública. “É mais uma ação que integra a série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, nos últimos sete anos, para a Segurança Pública”, disse o governador. Desde 2011, pelo programa Paraná Seguro, foram adquiridas três mil novas viaturas e contratados 11 mil policiais. Também foi adquirido armamento de última geração para reforçar o combate ao crime.

“O resultado está na queda da violência. Em 2017, o número de homicídios no Paraná caiu 12% em relação ao ano anterior”, disse o governador. Na Região Metropolitana de Curitiba houve queda de 15% no número de assassinatos, comparados com 2016. Também houve redução de 12,6% no volume de roubos no Estado. Em Curitiba a redução foi de 18%.

Os números do ano passado no Paraná são os menores desde 2007, quando os relatórios estatísticos começaram a ser feitos. Em comparação com os dados de 2010, os registros de homicídios no Estado caíram 33%.

ESTRATÉGICO – Os 40 veículos para a Polícia Militar fazem parte do lote de 1.100 viaturas adquiridas pelo Estado no ano passado, com um investimento de R$ 112,3 milhões. As viaturas são do modelo Fiat Palio e serão distribuídas pelo Estado, conforme o planejamento estratégico estadual, baseado nos índices de violência de cada área abrangida pelos comandos militares.

“As viaturas integram o processo de renovação da nossa frota e vão atender as demandas mais prioritárias da PM em todos os municípios do Estado”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.

IML tem frota reforçada

Os dez veículos entregues para a Polícia Científica são para reforçar a frota do Instituto Médico Legal (IML). Os automóveis integram um contrato de locação de 30 viaturas, sendo que os outros vinte serão entregues nas próximas semanas. Nesta etapa, serão destinados 4 veículos para Curitiba, 3 para Ponta Grossa, 2 para Londrina e 1 para Cascavel.

 

- Anuncie Aqui -