Boa postura em criança, vida adulta sem dores

Por Dino divulgador de notícias, Estadão Conteúdo
Endireita as costas, menino! Este alerta não resolve a postura errada causada, na maioria das vezes, por desvios da coluna vertebral. Pais atentos e tratamentos adequados reduzem a probabilidade de dores na idade adulta.

A boa postura é a que melhor harmoniza o sistema musculoesquelético, equilibra e distribui o esforço de atividades diárias, com menor sobrecarga em cada parte do corpo

A RPG – Reeducação Postural Global – é uma técnica da fisioterapia que tem se mostrado eficaz nos tratamentos de crianças e adultos. É uma autocorreção da postura, envolvendo a coluna vertebral e atuando nos grupos de músculos e articulações que promovem a sustentação do corpo. Como o próprio nome indica, seu objetivo é reeducar o corpo para uma postura correta, com aumento da flexibilidade, bem como, combate o desequilíbrio corporal e suas assimetrias, sendo muito utilizada nos casos de lordose, escoliose, cifose, hérnia de disco e dor nas costas. Em crianças e adolescentes, enquanto o corpo está em crescimento, a RPG é de grande ajuda para estabilizar desvios da coluna e até reverter, quando o quadro for leve e inicial.

A fisioterapeuta Dra. Maria De Las Gracias Franceschini explica que características de postura podem ser influenciadas por problemas congênitos ou adquiridos, distúrbios respiratórios, peso inadequado, timidez, desajustes psicológicos, entre outros. Em consequência, outras áreas da saúde podem ser também afetadas com a assimetria corporal, como a visão, o comportamento inquieto da criança por sentir dificuldade em ficar muito tempo sentada e a mastigação.

Em crianças e adolescentes, quando ocorre o crescimento ósseo acelerado, muitas vezes, a musculatura não acompanha e surgem desequilíbrios posturais. Nas fases de estirão, podem ser evidenciadas também as alterações congênitas ou hereditárias na coluna vertebral como cifose, hiperlordose e escoliose, sendo a escoliose a mais comum e a que afeta mais as meninas.

Alterações posturais, mesmo escoliose (a coluna vertebral se desvia e fica em forma de um “S”), podem ser tratadas – corrigidas ou estabilizadas – enquanto o corpo está em fase crescimento. É bom lembrar que a criança com escoliose raramente sente dores ou qualquer desconforto na coluna ? exceto em quadros mais graves. As dores normalmente aparecem na fase adulta quando o problema não foi tratado. Por esta razão, a atenção dos pais deve ser redobrada e qualquer alteração no tronco da criança merece maior investigação.

A escola pode colaborar
Em questões posturais, o envolvimento da escola é muito importante. Todas as crianças se beneficiam com mobiliário adequado, mochilas mais leves e orientações na forma de sentar nas carteiras. No entanto, a atenção ao comportamento dos alunos em sala e, principalmente, na prática de exercícios ou esportes, além de uma avaliação postural, feita pelo professor de educação física, são também fundamentais para identificar os desequilíbrios individuais mais evidentes e até adequar exercícios físicos que não acentuem algum problema. Se alguma alteração for notada, os pais alertados poderão agir a tempo de minimizar ou corrigir os problemas posturais.

Dra. Maria De Las Gracias Franceschini trabalha com várias técnicas do universo da fisioterapia, entre elas: RPG – Reeducação Postural Global, reabilitações neurológicas e ortopédicas. Para contato: Clínica BodyFisio: Praça São Paulo, Torre B, Sala 306 – Rua Henri Dunant, 792, Santo Amaro, São Paulo – Capital. Tel.: (11) 5524 0593 – WhatsApp: + 55 11 98988 7908 – e-mail: [email protected] br

Website: http://www.bodyfisio.com.br

- Anuncie Aqui -