Prefeitura de Curitiba reorganiza agentes para reduzir impactos dos furtos em semáforos

Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

A onda de criminalidade em semáforos da cidade tem obrigado o poder público municipal a concentrar esforços e recursos humanos para minimizar os impactos ao cidadão. Do início do mês até agora foram 27 controladores de semáforos furtados: 26 na região da Linha Verde, entre os bairros Xaxim e Parolin. Já o caso mais recente ocorreu no bairro Água Verde, no cruzamento da Rua Santa Catarina com Avenida dos Estados, na madrugada desta sexta-feira (29/6).

“Curitiba está enfrentando uma excepcionalidade, uma migração para esse tipo de crime, que até então não acontecia. Já tivemos ondas de furtos e roubos com mais intensidade em farmácias, depois no transporte coletivo, e agora com equipamentos eletrônicos que compõem os semáforos”, disse o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

A Prefeitura reforça à população que repasse informações sobre movimentações suspeitas – como pessoas não uniformizadas mexendo nos semáforos – ou, ainda, informações que levem à identificação dos autores do furto ou receptadores desse material, por meio do telefone 153 da Guarda Municipal.

“É um caso de polícia. Nosso setor de inteligência da Defesa Social está focado 24 horas por dia buscando a identificação dos responsáveis e rondas dos guardas municipais foram intensificadas”, acrescentou Rangel.

Além dos controladores, perto de 3 mil metros de cabos de energia semafóricos foram furtados este ano. O prejuízo ultrapassa R$ 1,5 milhão, somando, além da reposição das peças, deslocamento e horas extras aos agentes de trânsito que têm atuado nos cruzamentos para a segurança de motoristas e pedestres.

“Nossos profissionais estão deslocados especificamente para essa função das 6h20 às 20h, na Linha Verde. A Prefeitura está fazendo de tudo para minimizar os impactos para a população, resolvendo as situações no menor tempo possível”, informou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Semáforos apagados

Nesta sexta-feira (29/6) são nove os cruzamentos com semáforos apagados em razão dos crimes: Marechal Floriano com Avenida da República; Marechal Floriano com Eduardo Polak; Omílio Monteiro com Roberto Faria; Marechal Floriano com Plácido e Silva; Roberto Faria com Major Vicente de Castro; Marechal Floriano com Baltazar Carrasco dos Reis; João Soares Barcelos com Sônia Maria; BR-476 com Leonel França; e Santa Catarina com Avenida dos Estados. Os cruzamentos da BR-476 com acesso à Marechal Floriano (utilizado pelo transporte coletivo) e da BR-476 com Anne Frank tiveram equipamentos restabelecidos na quinta-feira (28/6).

Levantamento da prefeitura mostra que, desde o início do ano, foram 41 controladores furtados na cidade. Ainda na quinta-feira (28/6), um homem de 47 anos foi preso com peças identificadas como sendo dos semáforos.

“Deve ser finalizada daqui 15 a 20 dias a contratação emergencial para repor o estoque dos controladores, respeitando o prazo legal e os trâmites burocráticos necessários para o processo”, acrescentou a superintendente de Trânsito.

- Anuncie Aqui -