Cuidados com a pele e unhas

Por Sandra Santos

Cuidar da pele, usar hidratantes e, em alguns casos, cremes anti-idade, pode parecer algo sem relevância. No entanto, não podemos deixar de dar esse tipo de atenção a nós mesmas, a fim de evitar algo que pode, sim, nos prejudicar.

Em primeiro lugar, o mais importante é ter o hábito de usar um protetor solar, principalmente no rosto. E engana-se quem pensa que isso é supérfluo ou que só mulher deve se preocupar; qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele. Além de proteger a pele contra raios UVA e UVB, algumas marcas de protetor solar para a face oferecem as opções de cor (para quem não abre mão da base) e incolor. A pele deve estar protegida para evitar a rosácea, uma mancha rosada que costuma se manifestar em homens e mulheres a partir dos 30 anos que tenham pele muito branca. A rosácea costuma afetar mais o público feminino. Trata-se de uma doença crônica, que precisa de cuidados frequentes.

Vale a dica de fazer limpeza de pele com tônico (pois ajuda a evitar espinhas, dermatite e qualquer outro tipo de alergia) antes de aplicar qualquer produto. Em seguida, você pode aplicar seu creme de costume, mas não esqueça jamais de se proteger do sol.

Em caso de dúvida, procure um dermatologista. Esse profissional vai fornecer mais detalhes e informações corretas.

Unhas e seus cuidados devidos

O cuidado com as unhas diz muito sobre a nossa saúde. Devemos ficar atentos aos seus sinais e buscar por soluções. Quando estão escamando é sinal de fraqueza ou deficiência de alguma vitamina no corpo. Em alguns casos pode também indicar problemas de tireoide. Por isso é tão importante fazer exames periódicos com seu médico de confiança.

Para aqueles que amam manter as unhas sempre esmaltadas e bonitas também vale a pena hidratar as cutículas e, se possível, evitar tirá-las, já que são uma proteção que impede a entrada de bactérias. Antes de pintá-las, é importante iniciar uma fase de cuidados. Cutículas hidratadas não ressecam e ficam com uma aparência bonita e saudável.

Hoje em dia as perfumarias e farmácias apresentam muitas opções de cuidados. Existem as ceras de tratamento e pomadas. Há até mesmo comprimidos que ajudam a fortalecer a pele, as unhas e os cabelos.

Quem tem alergia a esmaltes pode procurar usar produtos hipoalergênicos ou as opções 3free, 4free e 5free. Essas, em geral, evitam fórmulas que podem causar a alergia, como tolueno, DBP e formaldeído. Sempre leia os rótulos e veja se essas substâncias estão presentes.  Se estiverem, não vale a pena comprar. Além disso, alguns esmaltes não avisam que são 3free, mas só de olhar o rótulo podemos constatar quando não são.

E uma dica importante: sempre leve seu material (alicate e esmalte) quando for à manicure: isso previne qualquer tipo de contaminação.

Até mais e não percam as próximas dicas de beleza!

- Anuncie Aqui -