PCPR prende homem por desmatamento criminoso em Fazenda Rio Grande

Foto: Assessoria de Imprensa / PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 37 anos, suspeito de cortar o dobro de árvores permitido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o que caracteriza desmatamento criminoso. O suspeito foi preso em sua propriedade, localizada em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba.

Dentre as diversas árvores que o homem havia cortado, havia Araucárias – árvore símbolo do Paraná, com ameaça de extinção. Conforme a PCPR, o período atual é de defeso, época em quem a colheita, transporte ou comercialização do pinhão é expressamente proibida, sendo vedado a colheita precoce da pinha.

Essa proibição existe em razão da ameaça de extinção da Araucária. Por via de regra, somente a partir do dia 1º de abril é permitido processar qualquer atividade de colheita, transporte ou comercialização da semente. Antes disso, qualquer uma dessas ações incorrerá em crime.

O homem preso na ação responderá pelo crime de impedir a regeneração de vegetação e pode pegar até um ano de prisão, além de multa.

- Anuncie Aqui -