PCPR registra queda de 33,3% de homicídios e de 19,5% em lesão corporal durante a Verão Maior

www.asemananews.com.br
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou uma queda de 33,3% no número de homicídios consumados e uma redução de 50% no número de tentativas de homicídio, no Litoral do Estado. Os dados do balanço de 30 dias foram divulgados, na última sexta-feira (24).

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O coordenador Estadual do Verão Maior e secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares ressaltou a boa atuação da PCPR. “Isso é resultado do planejamento e do trabalho integrado e da boa atuação da Polícia Civil aqui no litoral”.

Por conta do reforço de diligências e de ações integradas da PCPR se comparado os primeiros 30 dias desta temporada com o mesmo período da anterior, os roubos caíram 43,75%. A redução foi de 64 para 36. Já os furtos tiveram uma queda de 9,22%, caindo de 412 para 374. Os números são referentes as cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

“O crime de roubo, por exemplo, a pessoa que está cometendo o crime usa de violência ou grave ameaça, geralmente ela está preparada com uma arma, com uma faca, uma coisa para exercer essa violência. No entanto, quando o policiamento é forte, o marginal não se expõe tanto e a tendência é reduzir”, conta o coordenador do Verão Maior pela Polícia Civil, delegado Gil Tesseroli.

Os homicídios foram reduzidos de três para dois casos. Nas duas situações os autores dos crimes acabaram presos. Os crimes de lesão corporal também tiveram queda de 19,59%, de 97 caiu para 78 casos.

Também foram desencadeadas operações com os grupos especiais da PCPR para combater a criminalidade no Litoral.

“A PCPR está com equipes reforçadas no litoral do Paraná para dar celeridade aos procedimentos de polícia judiciária e atuar juntamente com outros órgãos de segurança pública e poder judiciário buscando a redução da criminalidade no geral. Os desafios são grandes, mas nosso trabalho não para nunca e com isso conseguimos bons resultados”, completa o delegado Gil.

Além do trabalho de investigação e de operações realizadas, a PCPR também desencadeou uma série de ações sociais e de cunho educativo no Litoral. As equipes estiveram presentes na feira de serviços gratuitos da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em Matinhos e Guaratuba. Também foram realizadas orientações sobre o registro de Boletim de Ocorrência de extravio ou perda de documentos.

A PCPR também trabalha intensamente para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes,  no Litoral. Na Praia Central de Guaratuba e em Matinhos, os agentes da PCPR distribuíram pulseirinhas de identificação para as crianças que chegavam às praias e entregaram materiais educativos, a fim de conscientizá-las sobre os perigos que podem correr ao se distanciarem de pais e responsáveis.

Fonte/PCPR

- Anuncie Aqui -