Como baixar seu nível de stress e melhorar o sistema imune? Experimente alongar!

Foto: Pixabay

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Sabe-se que um dos maiores inimigos do SISTEMA IMUNE (SI) é o STRESS EMOCIONAL. O estresse emocional nada mais é do que a resposta que o nosso próprio organismo dá em situações de conflito, de tensão, de medo, entre outras, e que afeta não só o corpo físico e o sistema imune, mas, principalmente, a saúde mental.
O estresse consiste em respostas do organismo a estímulos, desencadeado por fatores externos e internos, é mediado por ação de hormônios, neurotransmissores e ativação do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, modulando respostas metabólicas, endócrinas e imunológicas. Desta maneira, o estresse é, portanto, capaz de reduzir a capacidade de proliferação e ação dos leucócitos e principalmente dos linfócitos (um tipo mais especializado dos leucócitos), através da ação de hormônios sobre eles, principalmente o cortisol, quando liberado cronicamente.
A ação constante deste hormônio sobre estas células pode enfraquecê-las, deprimindo o nosso Sistema Imune. E não queremos isso, não é mesmo?
Os leucócitos são células sanguíneas produzidas na medula óssea a partir de células-tronco (células T), conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo. Fazem parte da defesa imediata do corpo contra células cancerígenas e infecções virais. Protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos estranhos. São as nossas defesas contra patógenos externos, como por exemplo, o COVID-19! E a concentração destas células no sangue depende muito da condição física e emocional do indivíduo.
O estresse contínuo causa grandes descargas de adrenalina e cortisol, que podem também em situações mais graves, aumentar a coagulação do sangue e contrair os vasos sanguíneos, que pode ser muito perigoso quando ocorrem no coração. Já em situações de menor gravidade esta tensão constante causa dores musculares, principalmente no pescoço, costas e ombros, e um cansaço exagerado.
Infelizmente estamos passando, todos, por um momento muito complicado, por isso mesmo, altamente estressante.
Já é bastante documentado na literatura científica os benefícios do ALONGAMENTO LEVE sobre o SI. Justamente por baixar o nível do Estresse Emocional que por consequência reduz o nível daqueles hormônios indesejáveis para o Sistema Imune.
O alongamento leve é uma ótima estratégia no gerenciamento dos níveis de stress emocional, o que obviamente terá impacto positivo direto sobre o sistema imune e sobre a musculatura tensionada.
Recomendações para o alongamento leve
1) Realize sobre uma superfície confortável, coloque um tapete ou uma toalha mais espessa no chão (se não tiver um colchonete à mão).
2) Concentre-se muito na respiração. Inspire profundamente e enquanto alonga o músculo calmamente e vá soltando o ar lentamente.
3) Alongue seu músculo até começar a sentir um ligeiro desconforto, mas sem dor.
4) Realize cada sustentação por aproximadamente 20 a 30 segundos, duas vezes. Pode ser realizado de três dias até a semana toda, se puder.
BORA LÁ ALONGAR… AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
FAÇA A COISA CERTA!
Contatos
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -