Exercício Físico e a Importância da Continuidade

Foto: Reprodução internet

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Já vimos as definições para atividades físicas e os exercícios físicos e que um programa adequado destes últimos, às nossas realidades momentâneas, fará toda a diferença para o aprimoramento da saúde e consequentemente para a qualidade de vida. Tudo o que é planejado com direcionamento para algum objetivo, respeitando as condições individuais é muito mais seguro e eficiente. Desta forma acontece também com os Exercícios Físicos. E a condução destes por um profissional da Educação Física será fundamental neste processo.
Agora que você já conhece a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico, está ciente da importância dos Exercícios Físicos para a sua Saúde e Qualidade de Vida, tomou a sábia decisão iniciar em um programa de treinamento físico orientado, é hora de escolher aquela que melhor se encaixa ao seu perfil para estabelecer a aderência e se planejar para manter a continuidade do treinamento. Procure por uma atividade planejada e orientada que lhe proporcione prazer e que seja adequada na intensidade e complexidade de execução para a sua condição física neste momento. Um profissional de Educação Física pode te auxiliar também nesta escolha.
É importante então salientar que componentes muito importantes neste tipo de estruturação de movimentos planejados e orientados são a aderência (ficar na atividade escolhida) e a continuidade (estabelecer uma rotina de treino). São princípios fundamentais para que todo o planejamento aconteça da melhor forma com máxima segurança. É certo que cada indivíduo tem o seu tempo, sua rotina, sua dieta, prioridades, limitações momentâneas (pontuais e gerais) e necessidades, que interferem decisivamente em um plano de treinamento. Este, por conta de variáveis não controladas pelo treinador, muitas vezes nem pelo próprio praticante, pode demorar mais ou menos para se cumprir uma meta estabelecida. Mas o importante é manter-se o mais fiel possível ao treinamento estabelecido. Sem desculpas. As faltas devem ser pontuais e necessárias somente para os momentos da imprevisibilidade da nossa rotina. Ou seja, deixou de treinar por uma impossibilidade real. E não por uma desculpa esfarrapada. Não deixe o frio, o calor, a chuva, os filhos, a família, o estudo, o trabalho, o cansaço, o sono, o horário… entre outros fatores, acabar servindo de desculpa para faltar à sessão de exercícios físicos. Coloque na sua agenda de compromissos o tempo para você cuidar da sua Saúde. Inicie aos poucos, mas com consistência. Estabeleça uma meta confortável para se cumprir. Sem desculpas! Isso é muito importante. Afinal você só pode se dedicar 100% em qualquer atividade diária se estiver a 100% com a sua saúde, não é mesmo? Dê um tempo para você, dê um tempo para o seu corpo. Você merece! Tenha isso em sua mente… Sempre!
Vale lembrar que a única variável que o treinador/professor tem sob seu controle é o programa de treino. E este depende diretamente dos fatores particulares de cada indivíduo, mas também, e principalmente da continuidade. O incrível é que se todas as variáveis que dependem do praticante (dieta, sono, estresse, motivação, postura diária, etc), não estiverem muito bem ajustadas, por diferentes motivos, mas ainda assim se consegue manter a rotina com as sessões de treino, o bom profissional consegue ajustar o programa para o momento. Ou seja, apesar de todas as dificuldades, que poderão (e irão) aparecer no percurso do planejamento, o praticante ainda se mantiver fiel com sua presença no programa… GRANDE CHANCE DE SE ATINGIR O PROPOSTO INICIALMENTE. Claro, muito provavelmente com as alterações pertinentes e devidas à rotina diária de cada um, em determinado período mais crítico ou mais tranquilo. Com sessões mais leves ou mais pesadas do que o proposto inicialmente. Mas não se perde os objetivos de foco, se consegue manter no curso. Sem desvios, ou retrocessos bruscos que, estes sim, quase sempre, são capazes de alterar toda a rota do programa. Situação muito provável quando há falha exagerada na continuidade. Portanto… não falte desnecessariamente ao seu programa de exercícios físicos! Só você será prejudicado.
Mas… e se acontecer? Foi tudo tempo perdido? NÃO! O tempo NUNCA É PERDIDO! (farei uma publicação sobre este assunto)
Desde que você tenha um programa adequado, com prescrição segura, desenvolvido por um profissional capacitado, seu tempo jamais será perdido!
Obs.: A imagem é apenas um exemplo ilustrativo e tem o propósito de mostrar a interferência da continuidade em um plano de treino para determinados objetivos.
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -