Exercício físico e longevidade

Imagem : Secretaria Municipal de Educação São Joaquim/SC

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

O aumento da expectativa de vida da população é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão de diferentes aspectos: melhoria nas condições sanitárias, avanços da medicina, cuidados com a saúde, desenvolvimento da educação e da economia. E neste contexto, a prática regular de exercícios físicos (nomenclatura popular) ou exercícios corporais (nomenclatura técnica) é uma das grandes aliadas na manutenção da saúde para toda a vida.
Já vimos no artigo anterior (https://asemananews.com.br/2020/08/21/longevidade/) a importância do exercício físico para um aumento da longevidade, pela sua ação na manutenção e regeneração das capas protetoras (telômeros) dos nossos cromossomas – onde está guardada toda a nossa carga genética, o código da vida. E se você for mais curioso e quiser se aprofundar em como nossos hábitos e o meio ambiente podem alterar algumas respostas ou funções genéticas sem alteração do DNA (código da vida), pode pesquisar por epigenética. Resumidamente, ela explica as mudanças no funcionamento de um corpo que não são causadas por herança genética ou pela sequência de DNA, e sim pela interação e estímulos do meio ambiente com os hábitos diários. Legal né? O fato é que podemos ter uma melhor qualidade de vida e uma maior longevidade, mesmo não sendo favorável pela herança genética, cuidando com carinho de alguns componentes fundamentais e necessários na saúde física, mental, social e ‘espiritual’.
Dois dos mais importantes componentes são o movimento e a alimentação. Nosso foco, por aqui, é sobre o movimento. Quando se fala em movimento corporal humano, relacionamos uma fantástica capacidade de gestos motores. Estes estão contemplados em uma vasto conjunto de possibilidades ao qual denominamos de atividade física. Nestas estão incluídos nossos afazeres do cotidiano que envolve qualquer tipo de movimento corporal, atividades de lazer e recreacionais, jogos esportivos, lutas, danças e em especial os exercícios corporais. Estes últimos é que daremos um foco muito especial. E já falamos deles por aqui também (https://asemananews.com.br/2020/06/19/atividade-fisica-ou-exercicio-fisico/). Eles podem e devem fazer parte complementando qualquer atividade física descrita acima. Quando falamos em alterações importantes no corpo para influenciar na saúde, qualidade de vida e consequentemente na longevidade, com maior segurança e eficiência, o grupo de movimentos que melhor contribuirá com este desenvolvimento é o dos Exercícios Corporais. Estes são planejados, orientados, individualizados, sistematizados e continuados. E você deve buscar sempre um profissional da Educação Física para prescrever, segundo a sua atual necessidade e realidade, os exercícios corporais mais apropriados. Programas estabelecidos sabem-se lá para quem e para quê, muito difundidos, hoje, pelas redes sociais, podem ser um desastre e um perigo sério para você. Muito Cuidado com as receitas de bolo! É somente através da escolha adequada dos gestos motores (quantos e quais?), da modulação da intensidade (carga/peso), do tempo de execução (ou número de repetições), da duração do programa de exercícios, da frequência semanal, do gasto calórico e da progressão – que, logicamente, tudo isso é diferente para cada indivíduo -, que se consegue desenvolver importantes capacidades físicas (força, potência, resistência muscular, flexibilidade, resistência aeróbia…), necessárias para o Bem Viver. Afinal, viver mais só será prazeroso se pudermos viver melhor! E esta jornada começa agora! Não deixe para mais tarde! Pode já ser muito tarde! Por isso… procure um Professor de Educação Física.
Qual é a melhor sequência de exercícios físicos para você?
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -