Exercício Físico e o Idoso

Imagem: https://www.picuki.co

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos deve chegar a quase 2 bilhões. Isso representaria um quinto da população mundial. Com o aumento da estimativa de vida, proporcionado pela tecnologia e avanços da medicina, vem um grande desafio: como envelhecer saudável? E ter uma longevidade com maior qualidade de vida?
Obviamente os aspectos para responder completamente este questionamento são multifatoriais. Diferentes áreas de estudo se inter-relacionam numa multidisciplinaridade de profissionais competentes. Aqui nosso foco é no movimento. Além de uma alimentação adequada para a faixa etária, ter uma rotina de exercícios corporais – e não somente “qualquer” atividade corporal – específicos e direcionada para a realidade de cada indivíduo, impactará no bom funcionamento do organismo. A prática de movimentos, seja uma atividade corporal corriqueira (jardinagem, cuidados com hortas, limpezas domésticas, deslocamentos a pé, afazeres do dia a dia, etc.), seja uma prática esportiva sem supervisão (caminhadas vigorosas, natação, ciclismo, jogos, etc.) ou o exercício corporal direcionado – desejável -, para a geração prateada, é importante na redução dos danos causados pelo tempo: como o enfraquecimento dos músculos e ossos, redução na força, perda de equilíbrio, perda de agilidade e flexibilidade, da resistência muscular e cardiovascular e principalmente na perda gradativa dos telômeros (capas protetoras dos cromossomos) que aceleram a deterioração celular, ocasionando a senilidade (danos patológicos causados pelo envelhecimento). E com todas essas alterações corporais devido a idade, os idosos sofrem bastante, principalmente quando se trata de autonomia, liberdade e independência para os seus afazeres diários. O que pode implicar em dificuldades na realização de atividades mais simples da vida diária, levando a uma total incapacidade funcional. Exatamente por isso tudo o exercício físico, com a orientação de um educador físico, nesta idade, faz com que as capacidades físicas mais urgentes para esta população – força/potência, flexibilidade/mobilidade e aptidão cardiorrespiratória –, sejam aprimoradas para que se tenha uma qualidade de vida melhor.
Além disso, nessa idade, muitas pessoas sentem a necessidade de um convívio com mais pessoas, e a prática do exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão e outras doenças. É justamente nesses momentos que podemos oferecer os benefícios sociais envolvendo exercícios em grupos, com atividades lúdicas para que eles não se sintam excluídos socialmente. Além disso, a prática regular de uma atividade corporal produz endorfinas, serotonina, dopamina, adrenalina…, hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar e de vigor físico.
A recomendação da ACMS (Colégio Americano de Medicina Esportiva) é que a partir dos 65 anos, seja uma atividade corporal moderada, individual ou em grupo (preferencialmente), no mínimo três dias por semana e em modalidade e intensidade que varia de acordo com as condições de saúde individual. De forma geral, por semana, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Como sugestão de exercícios físicos (orientados por um profissional de Educação Física), destacamos:
Importante >>> A avaliação médica deve estar em dia para qualquer situação abaixo!
– Caminhadas vigorosas e/ou trotes em diferentes superfícies;
– Pilates;
– Hidroginástica;
– Musculação;
– Ginástica em grupos;
– Exercícios cardiovasculares (esteiras, bikes ergométricas, elíptico, remos)
– Yoga;
– Tai Chi Chuan.
Como sugestão de atividades físicas continuadas (sem a orientação profissional), destacamos:
– Caminhadas em parques e/ou praças (superfícies planas e sem obstáculos ou buracos);
– Natação livre (aos familiarizados com o meio);
– Dança de salão;
– Andar de bicicleta.
Os alongamentos devem estar presentes em todas as modalidades.
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -