Vantagens e dicas para treinar em casa

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Já vimos que os exercícios realizados em casa funcionam (https://asemananews.com.br/2021/08/27/exercicios-corporais-em-casa-funcionam/) e pode ser uma excelente alternativa para quem está desejando iniciar um programa de treinos, para quem ainda está inseguro em retomar com as aulas em academias e até para aqueles que desejam experimentar novas experiências.  Neste artigo vamos abordar algumas vantagens e dicas para quem quer descobrir este universo do movimento realizado em casa.

Mesmo com o retorno do funcionamento das academias, espaços públicos como praças e parques, clubes e quadras poliesportivas, muita gente continua se exercitando em casa. Esta decisão se deve muito por conta de ainda manter a segurança durante a pandemia e se prevenir de contágios. E para você que está pensando em iniciar algum tipo de programa corporal esta pode ser uma excelente alternativa, eficaz e segura.

Além de ser uma prática fácil, acessível e barata, os exercícios em casa podem ser praticados a qualquer hora, se adaptando à rotina de cada um. Vamos relacionar algumas vantagens:

  1. Comodidade > Ter a “academia” no seu tempo e horário. E as variações climáticas não serão uma desculpa válida. Embora existam momentos ao longo do dia em que você não deve se exercitar, como, por exemplo, pouco antes e após as refeições, ou quando está há muito tempo sem comer. E ainda, antes de ir dormir. Mas fazer exercícios em casa tem o benefício de você criar o seu horário. Um dia você pode treinar de manhã e no outro à tarde ou no inicio da noite, sem nenhum problema.
  2. Compromisso > O único compromisso é com você mesmo. Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Foque na vantagem! O desafio é estabelecer a disciplina. “A TUA DISCIPLINA DEVE SUPERAR A MOTIVAÇÃO”. Afinal você não escolhe acordar motivado todos os dias, mas acordar disciplinado é uma escolha. E a disciplina se transforará em hábito! O maior compromisso é com você mesmo! Lembre-se disso!
  3. Você escolhe a sua Playlist > Liberdade para ouvir a música que quiser em som ambiente ou ainda colocar aquele vídeo motivador.
  4. Economia de tempo e dinheiro > Nos tempos em que qualquer oportunidade de poupar é bem-vinda, fazer exercícios em casa, logicamente, é uma grande economia. Tudo o que você precisa para se exercitar está disponível aí mesmo, agora, em sua casa (próximo item). E, claro, ainda economizará tempo: o tempo de ir e voltar de outro local. Sem trânsito, sem estresse, sem riscos, sem ter que pagar estacionamento ou ficar disputando vagas para estacionar.
  5. Uso de materiais alternativos disponíveis na sua casa > O mais importante “equipamento” de treino é o seu próprio corpo. E você ainda pode fazer de ferramentas e acessórios para o seu treinamento: o sofá, uma cadeira, a mesa de centro, toalha, lençóis, uma porta, a parede, um cabo de vassoura, o tapete, sacolas de mercado com mantimentos dentro para dar peso, garrafas pet de diferentes tamanhos (com água, areia ou pedrinhas), galões plásticos, baldes, mochila, etc. A criatividade, com segurança, pode ficar mais aflorada.

Escolha e disponha um local seguro na sua casa para a realização dos exercícios. Que não tenha objetos ou equipamentos próximos que possam cair ou servir de obstáculo para alguma execução. E cuidado com as quinas e/ou pontas de móveis e superfícies muito lisas.

  1. Vestimentas > Você não precisa se preocupar com o que irá vestir para sair e realizar seus exercícios corporais. A descontração com a roupa em casa é a realidade. Só procure estar vestido com roupas confortáveis que permitam a liberdade de movimentos. E cuidado com a escolha do que vai usar nos pés. Superfícies lisas necessitam de um calçado antiderrapante.7. Exercícios Gerais ou Personalizados em um Site ou App >

    As opções são inúmeras, desde programas gratuitos até pagos. Basta pesquisar e escolher a melhor alternativa para você. Você pode escolher os exercícios que melhor se adequam a você, os da sua preferência ou ainda alternando e modificando-os quando assim desejar. Ou ainda investir em um programa personalizado. Recomendo esta opção! Afinal com o que você vai economizar realizando sua atividade em casa, você pode investir numa orientação mais eficaz e segura. E as consultorias Online (remotas) vieram para ficar.

Com o avanço do seu programa você ainda poderá investir em alguns materiais (sugestões):

Colchonete, Tatame de EVA, Tapete de Yoga, Corda, Bola Suíça, Elásticos, Halteres, Pesos, Barras e Caneleiras.

E não se esqueça de deixar por perto e abastecida sua garrafinha com água!

A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -