Exercício Físico e Câncer

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

As neoplasias ganham cada vez mais importância nas causas de morte, principalmente nos países ocidentais, e ainda estamos longe de encontrar soluções definitivas que as evitem (saiba mais >>> https://www.cancer.org.br/). Na maioria desses países, constituem a segunda causa mais frequente de morte, logo após as doenças cardiovasculares. Estas que são potencializadas por comportamentos cada vez mais sedentários da população (leia mais >> https://asemananews.com.br/2021/10/01/sedentarismo-e-fator-de-risco/).

As pesquisas básicas nessa área proporcionaram auxílio importante na compreensão da origem das neoplasias, embora ainda não tenha sido possível obter uma forma de prevenção ou tratamento seguro contra elas. Da mesma forma, embora já se tenha avançado consideravelmente em termos diagnósticos, ainda morrem mais da metade dos pacientes nos primeiros cinco anos após a descoberta de metástases. Isso é lamentável!

Teoricamente, o surgimento de neoplasia (câncer) seria consequente da mutação maligna em mitose ou divisão celular desordenada e defeituosa de células sadias. E depois estas células malignas seguem o seu curso multiplicando-se segundo a informação errada original. Com a progressão deste mecanismo, sem interrupções, estaremos diante do surgimento de um processo cancerígeno, que não obedece às regras territoriais do organismo. É importante salientar que a possibilidade do surgimento de uma célula maligna sempre existe e acontece naturalmente ao longo da vida, inclusive em pessoas saudáveis. Contudo, no organismo humano saudável existe também um controle imunológico muito rápido e eficaz que detecta e elimina numerosas células defeituosas que potencialmente poderiam originar um processo cancerígeno. Mas quando este sistema está momentaneamente debilitado ou há um defeito funcional, uma célula maligna qualquer pode vencer essa defesa imunológica e proliferar sem muita resistência. E o estrago será feito.  

Tanto que, hoje em dia, o tratamento contra o câncer está se concentrando na ajuda e “fortalecimento” do sistema imunológico nesse “combate” e, nesse sentido, a prática de alguma atividade física mudando o comportamento sedentário para um modo mais ativo na rotina diária, pode desempenhar um fundamental papel no controle. Aqui inicia a nossa valente história da prática regular de atividades físicas. Importante lembrar que o histórico familiar, a idade avançada, o tabagismo e a obesidade são fatores de risco que também estão associados a esta doença.

Diferentes estudos já demonstraram que em ocupações que demandam pouca atividade física a incidência de morte por câncer é maior do que naquelas que exigem grande quantidade de atividade física. Guarde esta informação!

Realizar atividades físicas como parte da rotina diária, especialmente aquelas que lhe deem prazer, contribuem para a proteção aumentada contra o câncer. Isso porque o movimento, a contração muscular, dispara e sinaliza hormônios e enzimas que produzem uma cascata de eventos metabólicos fundamentais para a manutenção de um Sistema Imunológico fortalecido que inibirá o desenvolvimento e proliferação de células cancerígenas. Legal né?

A atividade física ainda promove o equilíbrio dos níveis de açúcares no sangue, reduz o tempo de trânsito alimentar gastrointestinal, auxilia no controle dos estresses e ajuda a manter o peso corporal adequado. Estes efeitos estão diretamente ou indiretamente associados também na prevenção do câncer. Fique ligado!

Desta maneira, ir ao mercado, panificadora e farmácia a pé, usar a bicicleta para ir ao trabalho, passear com os pets, lavar o carro, cuidar do jardim, descer em pontos anteriores (ou posteriores) para andar um pouco mais, subir e descer pelas escadas em vez de usar os elevadores ou escadas rolantes, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em parques e praças públicas, participar das brincadeiras das crianças, dançar são algumas opções para iniciar e/ou aumentar a atividade física no dia a dia. Programe isso na sua rotina. Modalidades sistematizadas e planejadas ou que demandem a contratação de serviços como academias ou orientação profissional presencial ou à distância também podem ser opções, mas não são as únicas.  O importante é se movimentar mais!  Mas tão importante quanto a prevenção é a detecção precoce da doença, que passa por um olhar atento em relação às mudanças do próprio corpo. Faça seus exames periodicamente (saiba mais > https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa)!

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -