Dia do Profissional de Educação Física

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Discóbolo (Lançador de discos) – na imagem – é uma famosa estátua do escultor grego Mirón – produzida em torno de 455 a.C. – que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Mirón representa o corpo em seu momento de máxima tensão; esse esforço, porém, não é refletida na face do atleta. Outras  características da escultura são a harmonia, o balanceamento e a simetria das proporções corporais. Assim como tantas outras obras gregas, perdeu-se o original feito de bronze e restaram apenas cópias romanas. Uma das réplicas mais completas da estátua  foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique – cidade “capital do movimento nazista” – e assim exibi-la no “Dia da Arte Alemã” (9 de Julho de 1938) como “presente do Führer”. No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e de várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo.

O Discóbolo de Mirón também é o símbolo da Educação Física aprovado pelo CONFEF (Conselho Federal de Educação Física).

No último dia 01 de setembro comemoramos o dia do profissional de Educação Física: “No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais (CONFEF) e Regionais de Educação Física (CREF).”

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainer, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-Corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Avaliador de Aptidões Físicas; Motricista e Cinesiólogo.

Percebemos, portanto, que a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes, avaliações das capacidades físicas e motoras e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica do ensino, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (pesquisa, personal trainer, treinamento, por exemplo).

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades corporais realizadas em academias, clubes, praças e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde e segurança de quem está praticando.

A Educação Física é fundamental na educação, formação e desenvolvimento físico e mental do ser humano. Ela tem forte influência do olimpismo, filosofia que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva, tendo como objetivo contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, e assegurar a prática esportiva como um direito de todos. Desenvolve valores como correção, dignidade, reciprocidade, gratidão e companheirismo, enfim, desperta a humanidade!

Para garantir que o profissional de Educação Física esteja apto a promover a saúde da população, os cursos oferecidos pelas universidades não se baseiam apenas na prática de exercícios, danças e esportes. Durante toda a formação, além da didática do ensino, o profissional é informado sobre o funcionamento do corpo e tem acesso a matérias como: biologia, fisiologia, anatomia, bioquímica, biomecânica, comportamento e desenvolvimento motor.

Atualmente, percebe-se um aumento na busca pelo condicionamento físico, do corpo perfeito, da saúde e qualidade de vida, o que favorece a inserção dos profissionais de Educação Física no mercado de trabalho. É importante salientar que somente esse profissional está apto (por conhecimento e por lei) a elaborar e desenvolver programas de exercícios físicos que garantam maior eficácia e segurança nos movimentos. Desta maneira, ao iniciar um programa de movimentos corporais, sempre se informe se há um profissional devidamente capacitado para orientar a atividade. Ou busque a orientação de um! Prevenir é melhor do que remediar!

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -