Saúde e Qualidade de Vida

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Qualidade de vida e saúde andam de mãos dadas, se entrelaçam e confundem-se. Uma estando bem, a possibilidade de melhorar a outra aumenta muito. São práticas indissociáveis. Uma não vive sem a outra. A saúde é um estado dinâmico de completo bem estar físico, mental, social e espiritual. Apesar de fácil entendimento aparente é uma relação complexa e intricada entre diferentes componentes. E, quase sempre, difícil de manter-se equilibrado. Saúde e Qualidade de Vida são buscas diárias e permanentes, que se relacionam com todas as nossas ações (boas e más) ao logo de toda a vida. E assim será para todas as nossas ações individuais e coletivas que balançará para um lado melhor ou outro pior a nossa Qualidade de Vida e a Saúde.
Considerando a realidade histórica de cada povo, as condições de vida e saúde têm, em geral, melhorado de forma contínua e sustentada na maioria dos países, no último século, graças aos progressos políticos, econômicos, sociais e ambientais, assim como aos avanços tecnológicos, na saúde pública, na segurança alimentar e na medicina. Que, com maior ou menor atraso, acabam alcançando populações periféricas. E um dado que reflete estes avanços é que, na maioria das nações, a expectativa de vida tem aumentado.
A ideia de uma “saúde ótima” permanente é praticamente inatingível e utópica, já que a mudança – e não a estabilidade -, é predominante na vida. Saúde não é um “estado estável”, que uma vez atingido se possa ser mantido indefinidamente.
A própria compreensão de saúde tem também alto grau de subjetividade e determinação histórica, na medida em que indivíduos e sociedades consideram ter mais ou menos saúde dependendo do momento, do referencial e dos valores que atribuam a uma ou outra situação pontual.
Diversas tentativas vêm sendo feitas a fim de se estabelecer um conceito mais dinâmico, que dê conta de tratar a saúde não como imagem complementar da doença e sim como construção permanente de cada indivíduo e da coletividade, que se expressa na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de construir e desenvolver a vida com dignidade.
Assumido este conceito dinâmico nenhum ser humano (ou população) será totalmente saudável ou totalmente doente. Ao longo de sua existência, viverá condições alternadas de saúde/doença, de acordo com suas potencialidades físicas e biológicas, cognitivas e psicológicas, sua genética, sua condição de vida, meio em que vive (geográfico, socioeconômico e cultural), tipo de trabalho, políticas locais (educação, lazer e saúde), crenças e como, cada um, se relaciona com tudo isso. Fica evidente que são intrincados os mecanismos que determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas melhores ou piores vivências nesta relação saúde e doença.
A qualidade de vida traz em seu corpo aspectos culturais e sistemas de valores individuais nos quais projetamos nossas necessidades, objetivos, expectativas, padrões e preocupações inerentes à nossa realidade momentânea e futuro planejado. Dentro deste espectro amplo, está contemplado nosso bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos, a saúde, educação/conhecimento, habitação, negócios/emprego, renda, saneamento básico, meio ambiente, política, crenças e religião e outras circunstâncias pontuais da vida cotidiana. Não há receitas prontas, e o que depende de terceiros nesta equação complexa, deve sempre ser cobrado e acompanhado de perto, tanto pela sociedade como o indivíduo, para se fazer cumprir. Mas muitas das atitudes saudáveis dependem apenas de cada um de nós, com gestos e ações simples que podem ser fundamentais na melhoria da nossa saúde e qualidade de vida. Na próxima semana vamos falar sobre estas ações.
E como você avalia, hoje, a sua saúde e qualidade de vida?
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -