Outubro Rosa e Exercício Físico (parte 2)

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

(Você pode ler a parte 1 aqui >>> https://asemananews.com.br/2020/10/09/outubro-rosa-e-exercicio-fisico/)

Outubro é o mês voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Atualmente, esse mês também serve para reforçar medidas que ajudam a melhorar a vida das mulheres que já sofrem com esta doença e contribuir para a prevenção e recuperação através de hábitos mais saudáveis, inclusive com uma rotina de exercícios físicos.

Excelente oportunidade para se discutir a saúde feminina!

De acordo com o INCA o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.  Estima-se quase 66 mil novos casos de câncer de mama por ano, especialmente na população acima de 50 anos. Por isso fique atenta. Veja alguns fatores associados a um risco aumentado para o câncer de mama:

  • Ser mulher: apesar de ser possível homens terem câncer de mama, mulheres têm maiores chances de desenvolverem a doença;
  • História pessoal das condições da mama: há um risco maior do câncer se anteriormente foi encontrado um carcinoma lobular in situ (local) ou hiperplasia atípica na mama em exame de biópsia;
  • História pessoal (Histórico) de câncer de mama: se a paciente já foi diagnosticada com câncer de mama em um dos seios, há maiores chances do desenvolvimento do tumor na outra mama;
  • História familiar (Hereditariedade) de câncer de mama: pacientes que têm a doença no histórico familiar têm maior risco de também a desenvolverem;
  • Genes herdados que aumentam o risco de câncer (Mutação genética): certas mutações genéticas que aumentam o risco do câncer de mama podem ser passadas de pais para filhos. As mais conhecidas são as BRCA1 e BRCA2;
  • Avanço da idade;
  • Exposição à radiação em tratamentos no peito quando criança ou jovem adulto;
  • Obesidade;
  • Primeira menstruação muito precocemente;
  • Entrada na menopausa em idade avançada;
  • Nunca ter engravidado ou ter passado pela primeira gestação após os 30 anos;
  • Uso de medicamentos de terapia hormonal pós-menopausa;
  • Consumo de bebidas alcoólicas.

Diversos sintomas e sinais podem ser percebidos logo no início da doença. E quando falamos de câncer de mama, quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura.

A detecção precoce é fundamental e a melhor estratégia para vencer a doença. Por isso o autoexame é muito importante e necessário constantemente.  Já a mamografia é o exame mais importante no combate ao câncer de mama, deve ser realizada anualmente em mulheres com mais de 40 anos, idade em que o risco de desenvolvimento do câncer de mama começa a aumentar. A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos. (Você pode saber muito mais sobre o câncer de mama aqui >> https://mulherconsciente.com.br/)

E outra medida fundamental é a prática continuada de exercícios físicos que reduz o risco de câncer de mama na medida em que controla os níveis de estrogênios circulantes, devido a diminuição do tecido adiposo e pela melhoria da sensibilidade à insulina, além de diminuir os níveis de insulina no jejum. Hormônios estes, quando em doses elevadas, causam inflamação no organismo e facilitam o surgimento do câncer de mama.

Alguns estudos já demonstraram que realizar 150 minutos de exercícios físicos, por semana, orientados para a sua realidade atual, ajuda a turbinar a imunidade e amenizar a inflamação do organismo, ocasionado pelos desajustes metabólicos decorrentes da inatividade física. E isso, por si só, já ajuda a afastar o tão temido câncer de mama. Movimento é vida!

Não podemos deixar de lembrar dos benefícios do exercício durante o tratamento, com melhor resposta ao mesmo, promovendo uma rápida adaptação aos efeitos adversos, além de contribuir na manutenção da forma física que é fundamental para evitar a perda de massa muscular e óssea e o aumento do tecido adiposo (gordura).

O exercício físico, em qualquer nível, no pós-diagnóstico é capaz de reduzir a mortalidade nas pacientes com câncer de mama em aproximadamente 30%, especialmente nas pacientes acima de 50 anos.

Orientação gerais:

  • Praticar exercício físico* (escolha aquele que mais lhe agrada e oriente-se com um Professor de Educação Física);
  • Alimentar-se de forma saudável (oriente-se com um nutricionista);
  • Manter o peso ideal;
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica;
  • Amamentar (para as mamães em período de lactação);
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal (converse com o seu médico).

* A elaboração do plano de exercícios, preferencialmente supervisionada, deverá levar em consideração a individualidade do indivíduo, sua frequência semanal disponível para a prática, a duração (volume de treino), a carga (intensidade de treino) e a progressão (evolução).

Movimente-se sempre!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -