Exercício Físico e Criatividade

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

No último artigo desvendamos um pouquinho da criatividade (você pode ler aqui >>> https://asemananews.com.br/2020/11/20/criatividade/). Mas o que o exercício físico pode fazer pela criatividade?
É pensamento comum ligar a criatividade a exercícios intelectuais, não é mesmo? E frequentemente pensamos que a criatividade é um dom que independe do hábito de exercitar o corpo: isso é um grande engano! A verdade é que o nosso corpo precisa de movimento, enquanto a mente necessita de repouso – e os exercícios corporais conseguem atender a ambas as necessidades.
Com efeito, fazer exercícios físicos com regularidade tem um impacto muito positivo no organismo de uma forma geral – e isso inclui a atividade cerebral e outros sistemas que influenciam a criatividade humana. E não se trata de ‘achismo’ ou superstição: filósofos e pensadores consagrados, como Soren Kierkegaard, Henry James e Thomas Mann tinham o hábito de se exercitar com regularidade, e sempre defenderam a prática como um dos segredos de sua ótima atividade intelectual. Afirmavam que isso os ajudavam a obter novas ideias e insights (intuições). Mas, além disso, diferentes estudos já apontam que a criatividade de pessoas que se exercitam, em especial ao ar livre, supera a das que não o fazem.
Quando movimentamos o corpo há uma melhora na circulação do sangue, melhorando a oxigenação e nutrição celular do cérebro, o que aguça a clareza mental. E, ainda, os exercícios físicos são capazes de alterar algumas estruturas do cérebro responsáveis pela memória e aprimorar funções neurais ligados à aprendizagem.
Os estudos investigaram e concluíram que praticar exercícios físicos regularmente pode promover dois ingredientes principais da criatividade: o pensamento divergente e o pensamento convergente.
Pensamento divergente é pensar em tantas soluções quanto seja possível para tentar resolver um determinado problema, o que exige que se busquem ideias de vários campos ou disciplinas.
Já o pensamento convergente consiste em concentrar-se em uma única solução para resolver o problema, o que exige um conhecimento aprofundado do caminho adotado.
Os resultados mostraram que as pessoas do grupo que se exercitou frequentemente superam nos dois tipos de pensamento aquelas que não se exercitaram regularmente.
Os pesquisadores concluíram que o movimento corporal é bom para a capacidade de pensar de forma flexível (criatividade), mas somente se o corpo for usado para ser continuadamente ativo. Ou seja, se o exercício corporal se tornar um hábito constante, deixando o organismo preparado para os esforços que os diferentes tipos de movimentos podem proporcionar. Caso contrário, se realizado o exercício eventualmente ou esporadicamente, grande parte da energia que seria destinada para o pensamento criativo é usada para o movimento. Nesta situação pode prejudicar ainda mais a já limitada capacidade da criatividade. Então, para ser mais criativo, comece prontamente a se exercitar de maneira continuada.
Dentre as diferentes modalidades de atividades corporais possíveis, os exercícios ao ar livre como, caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta são os que mais aumentam a criatividade. Parece ficar evidente que estes achados dão suporte à ideia clássica de uma “mente sã em um corpo são”: O exercício em uma base regular de prática pode funcionar como um estímulo cognitivo, promovendo a criatividade de uma forma barata e saudável.
Por tudo isso, é importante dedicar algumas horas semanais às atividades corporais. Jamais será perda de tempo, mas sim um poderoso investimento na qualidade das demais horas do seu dia – em especial para os indivíduos que dependem da criatividade para desenvolver suas atividades profissionais. Adquirir o hábito de praticar exercícios com frequência é uma forma muito eficiente de ajudar a ter mais ânimo e produtividade na execução da sua tarefa, com impactos positivos no seu humor e na capacidade de criar. O seu trabalho e o seu corpo, agradecem!
Fontes: https://www.diariodasaude.com.br/ https://editoraalbatroz.com.br/
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -