Imunidade e cuidados com a saúde

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Mudar alguns hábitos pode te fazer muito bem!

Mais do que nunca, é preciso prestar atenção e cuidar da nossa imunidade pelo simples motivo de que, assim, teremos maior proteção contra agentes patogênicos (vírus e bactérias, por exemplo).

É bom estarmos saudáveis, não só para combater uma possível contaminação pelo coronavírus, mas também para afastar de nós outras doenças que podem complicar os casos de contágio, como gripes, problemas respiratórios, pneumonia, anemia, entre muitos outros.

A imunidade pode ser natural, mas conseguimos também, com algumas medidas, interferir positivamente para aumentar a capacidade do nosso corpo de se defender e produzir mais anticorpos – proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos – ou, falando de um jeito mais amigo, os verdadeiros “soldadinhos” que darão um basta ao ataque dos inimigos da nossa saúde. Quanto mais fortes e preparados este “exército” estiver… Melhor será a resposta imunológica ao agente estressor!

Existem, basicamente, dois tipos de imunidade: a inata e a adquirida. A inata é aquela com a qual nascemos e vamos desenvolvendo no decorrer da vida, e varia muito de pessoa para pessoa. Se relaciona diretamente com o estilo de vida que cada um leva! Esta é que podemos aprimorar com algumas mudanças em nossos hábitos! É a nossa primeira linha de defesa! A adquirida é aquela que desenvolvemos depois de ter contato com os patógenos (vírus e bactérias). Ela fica registrado na “memória” do sistema imune o que torna a resposta para o mesmo tipo de patógeno muito rápida e eficaz. Mas isso também depende da saúde de todo este Sistema!

Quando a gente fala que “está com a imunidade baixa”, é justamente uma deficiência deste sistema todo em dar uma resposta adequada aos invasores. E esta menor resposta do nosso exército está relacionada diretamente com o quanto nosso organismo já está inflamado. O sistema imune reagindo aos diferentes tipos de estresses que recebemos constantemente provoca inflamações. E elas podem ser agudas (pontuais e rápidas) ou crônicas (de longo prazo). Estas últimas são as que causam os maiores problemas. É importante saber que o nosso corpo reage naturalmente a alguns tipos de estreses provocando maior ou menor inflamação. É um mecanismo de defesa do nosso corpo. Um corpo inflamado por muito tempo, significa que o Sistema Imune está trabalhando sem descanso.  E isso afeta a sua capacidade de defesa!

E por que nosso corpo inflama?

Isso acontece pode acontecer por diferentes motivos:

> Má alimentação (uso abusivo de alimentos processados e ultraprocessados, farináceos brancos, açúcares e gorduras);

> Má hidratação;

> Inatividade física;

> Falta de sol (pouca vitamina D3 no organismo);

> Certos medicamentos de uso contínuo (especialmente a base de corticoides);

> Estresses (comportamentos de ansiedade, raiva, angústia, nervosismo, depressão);

> Distúrbios no sono (não conseguir atingir a última fase do sono/ profundo);

> Doenças crônico degenerativas (diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade). Esteja em dia com a avaliação médica!

Estes fatores são possíveis de serem mais bem modulados ou controlados por cada um de nós. Portanto cuidar ou dar mais atenção à eles poderá fazer toda a diferença entre não adoecer, ficar com sintomas leves de alguma doença infectocontagiosa ou arruinar com a saúde, correndo risco de complicações mais graves.   Mude seus hábitos e torne seu Sistema Imune mais apto para reagir contra os invasores!

FAÇA A COISA CERTA!   

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!            

Contatos >> https://www.instagram.com/sergioqualifis https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -