A Espada e o Martelo

Foto: Reprodução

Por Luiz Gustavo

Em momentos de luta é preciso atenção redobrada. E se a vida é uma luta, é o nosso dever permanecer vigilantes. Não foi diferente com Neemias. Com um coração aquebrantado pelas ruínas da sua cidade de origem, Neemias se disponibilizou para restaurá-la. É comum percebermos essa demanda de insatisfação ou tristeza que Deus planta no coração de alguns. Esse incomodo na alma, esse sussurro interno que abate o nosso rosto e que pesa o espírito – essa mesma insatisfação é o gatilho que nos move para as pessoas e o ambiente ao qual viveremos o nosso propósito em Deus. Para Neemias, essa insatisfação o levou ao seu propósito de vida para restaurar Jerusalém.

Mas as restaurações não são feitas a base de facilidades, para Neemias o desejo ardente de restaurar Jerusalém custou tudo – a sua imagem, as suas habilidades, a sua fé, o seu tempo e o seu esforço descomunal, ‘’(…) E assim esforçaram as suas mãos para fazer essa boa obra.’’ (Ne 2.18).  De servo para líder, ele serviu como líder ao reerguer um povo disposto a ajudá-lo nessa empreitada. Quando há propósito, Deus levanta os humildes de coração em um só ânimo e os fortifica em espírito até que o último tijolo da sua boa obra seja assentado.

Vigilantes e armados, enfrentaram oposições e defraudações para que desistissem de tudo. Vivificados pela Palavra de Deus, com o martelo numa mão e a espada na outra, eles perseveraram até o final; ‘’Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.’’ (Ne 4.14). Neemias deixou o ensino de que a boa luta é quando se luta por algo ou alguém além de si mesmo. Não pelos seus próprios interesses, mas pelos interesses – principalmente – de Deus, da sua casa e sua família, amigos ou irmãos.

Seja construtor. Seja lutador. Seja ambos. Deus procura quem se esforça para viver o que Ele tem para o nosso tempo. E você? Lutará apenas por você ou por aqueles aos quais precisam de você? Certa vez me disseram; ‘’Ache alguém ou algo para proteger – não é algo pelo qual você dará a sua vida, pois você só morre por Jesus. Encontre aqueles por quem você viverá.’’. Reconstrua as ruínas da sua vida que foram derrubadas e não pare até que a última massa fixe e até que a última pedra seja acomodada. Empunhe o seu martelo e afie a sua espada, seja sóbrio espiritualmente, lute pelo que realmente importa e avance até o final, porque a morada de ‘’outros dependem da nossa disciplina.’’ (E da nossa perseverança.)

‘’E os edificadores do muro, os que levavam as cargas e os que carregavam, com uma mão tralhavam na obra, e na outra tinham a espada.’’ – Neemias 4.17

- Anuncie Aqui -