Novembro tem mutirão para prevenção de diabetes em Curitiba

Reuniao entre Medicos que representam a Campanha de prevenção as doenças originárias da Diabete e o Prefeito Rafael Greca e a secretária de Saude Marcia Huçulak, no gabinete do Prefeito. Na imagem (esq p dir) Cristiano Toesca Espinhosa, médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, Prefeito Rafael Greca, Secretária de Saúde Marcia Huçulak, Cleo Otaviano Mesa Junior e Luiz Eduardo Marques. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os pacientes que fazem controle de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba receberão uma atenção extra em novembro. Eles terão cinco dias para participar do Retina do Bem e do Mutirão Diabetes, eventos que visam à prevenção de complicações decorrentes da doença.

Nesta quinta-feira (1/11), o prefeito Rafael Greca recebeu o convite oficial para que os curitibanos participem das ações. “Essa é uma parceria público-privada pela Saúde que encheu de alegria o meu coração no ano passado e que vai se repetir neste ano novamente”, comemorou o prefeito, ao lado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Os eventos foram criados para marcar o Dia Mundial da Diabetes (14/11). O Retina do Bem fará exames oftalmológicos de Fundo de Olho, que detecta a retinopatia diabética, mais conhecida como “cegueira da diabetes”, em 3,6 mil pessoas atendidas nos postos de saúde de Curitiba que já fazem o controle da diabetes.

Simultaneamente, o Mutirão Diabetes vai ofertar aferição de glicemia e pressão arterial e orientações sobre doenças cardiovasculares, nutrição, atividade física, prevenção da obesidade, uso e descarte corretos de medicamentos. O trabalho vai mobilizar 400 voluntários, dentre eles 80 médicos.

“Ações como essa são importante para evitar que diabéticos corram o risco da cegueira”, destacou Marcia. “O exame uma vez ao ano para esses pacientes assegura a prevenção. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, completa.

O médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo e idealizador do Retina do Bem, ressaltou a importância de unir os dois eventos. “Aliamos uma campanha para prevenir diabetes e outra que atende quem já tem o problema. Contemplamos todos em uma semana para a celebração do Dia Mundial da Diabetes”, disse.

Programação

No dia 10, na Praça Ouvidor Pardinho, a ação vai atender, com exames de fundo de olho, diabéticos encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde. Nos casos indicados, também serão ofertados exames complementares e o procedimento da fotocoagulação a laser. Casos mais graves serão encaminhados para cirurgia.

O Retina do Bem terá etapas nos distritos regionais: na terça-feira (6/11), pacientes agendados serão atendidos na Rua da Cidadania Tatuquara; na quarta-feira (7/11), na Rua da Cidadania do CIC; e na sexta-feira (9/11), na Unidade de Saúde Bairro Novo.

Participaram da entrega do convite ao prefeito o endocrinologista Cleo Otaviano Mesa Junior, representando a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Paraná. e os oftalmologistas especialistas em retina Luiz Eduardo Marques, da Associação Paranaense de Oftalmologia, e Cristiano Toesca Espinhosa, idealizador do Mutirão Diabetes.

A ação é uma parceria da Prefeitura com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

- Anuncie Aqui -