Amor Magro

Foto: Reprodução

Por Luiz Gustavo

Tempos atrás eu tinha o costume de escutar essa canção que tem como título ‘’Skinny Love’’ (Amor Magro). Vi-me perguntando o porquê de ‘’amor magro’’. Curioso, vi que essa canção esconde uma história de muitas ‘’cicatrizes abertas’’. O amor experimentado por esse artista é ‘’magro’’ porque não teve forças e durou pouco menos que um ano. Assustado, me percebi naqueles versos. Nos tornamos aquilo que cantamos e interiorizamos em nós. Tomamos ilusões como verdades e nos afundamos quando vemos que os nossos fundamentos não passam de imagens articuladas pela nossa imaginação. O ‘’amor é magro’’ porque não nutri, não dura e não sustenta a realidade como ela verdadeiramente é. A Bíblia diz que tecemos amores segundo a imaginação dos nossos corações e ficamos presos pelas nossas próprias enganações. Na tentativa de diluir e diminuir a dor, poetizamos as nossas dores.
Vejo que nessa geração atual tomamos sentimentos como amores, tendo esses mesmos sentimentos como gatilhos para determinadas ações, o famoso ‘’siga o seu coração’’. E onde está o problema? O problema é que sentimentos passam. Na minha experiência de vida própria eu aprendi que decisões tomadas a base de sentimentos nos frustram, pois os sentimentos passam, mas as suas consequências não.
Já frisei em um texto passado que o Verdadeiro Amor vai além de um sentimento, ele é uma ação – uma escolha consciente. Jesus é Deus e Ele é o maior Amor de todos. Amor que morreu na Cruz para que, mediante Ele, possamos ser salvos. Uma escolha – além de qualquer escolha baseada em sentimentos que passam tão rápido como a brisa de verão. A ação d’Ele perdurou e perdura para mais de dois mil anos e perdurará para todo o sempre. A escolha sobressai o sentimento e dominar o coração é uma luta diária.
O coração do homem que é levado por qualquer vento, isto é, por qualquer sentimento, se torna fraco e frustrado, desnutrido de propósito e nu de esperança. Devemos amar, não porque assim pensamos, mas porque assim o é. E como faremos para descobrir? A Bíblia nos ensina que somos capazes de amar somente porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). É n’Ele que devemos plantar todas as raízes do nosso coração para que somente assim então venhamos a ser nutridos no verdadeiro sentido da palavra Amor – que é agir.
‘’(…) Mas o que te amam, sejam como o sol quando nasce na sua força.’’
Juízes 5.31

- Anuncie Aqui -