“Vem, e segue-me!” — O chamado que é irresistível.

Foto: Reprodução internet

Por Luiz Gustavo

Há algo nessa chamada que toca o meu coração. De modo automático, me faz pensar que toda chamada nos lança para uma nova jornada e toda jornada nova requer renúncias. Como toda Palavra de Deus é luz e sua luz atinge nossas próprias consciências, eu me pergunto, vez por vez: “Eu estou pronto para renunciar?”. Mas renunciar o que em específico? Bem, há as dores do passado, as amarguras do presente, os planos ídolos do meu coração, meus anseios profundos, tesouros apaixonantes e — principalmente — a irresponsabilidade para tudo o que, de alguma forma, toma posse do meu tempo, minha mente e meu coração.

O “vem..” toca com luz porque me faz perceber que eu preciso deixar tudo o que vivi até aqui para algo que eu nunca experimentei! E isso confronta o nosso estratagema comum de levar a vida, porque nos faz andar por — e , mesmo a mais pequena, como a de Pedro, nos faz andar por sobre as águas.

Viver o novo nos assusta porque o novo foge da nossa gananciosa mania de controle sobre a vida. Estou prestes a fazer uma viagem a trabalho para o Rio de Janeiro enquanto escrevo este texto. Uma viagem de 20 dias onde estarei longe da minha casa, rotina, amigos e minha amada noiva. O “Vem…” possui a carga da responsabilidade que nos agrega com maturidade a cada passo dado. Podemos não estar preparados para responder, mas o caminho em Cristo nos prepara enquanto pensamos na resposta. Eu não quero viajar, mas eu preciso! E é isso! Não é porque queremos a Cristo, é porque necessitamos de Cristo!

Um refrigério banhou o meu espírito ao lembrar que Ele é o Salvador da nossa alma e o Senhor que ordena a nossa vida. Algumas lágrimas —  de êxtase e de saudades —  escorreram de meus olhos e aqueceram o meu peito. Ao final dessa carta, eu ainda não havia feito as minhas malas para o Rio de Janeiro, mas de certa forma, eu já havia empacotado todo o meu coração para a Jornada de Viver Cristo. Para esse trajeto, enfim, eu sei que o destino não será o final, mas o começo do que será para todo o sempre!

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” — Mateus 19.21 (acf)

- Anuncie Aqui -