O tempo não cura nada

Reprodução

Por Bruna Rossani

Dizer que o tempo cura todas as feridas meramente, não irá fazer com que de fato ele cure, ou que isso seja possível. É procrastinar a ferida futura com consequências que serão potencializadas e enraizadas em nós, é fingir que não está vendo uma fratura exposta, que precisa de cuidados especiais e urgentes. É muito comum infelizmente que após algo ter nos ferido passamos a olhar para todas as outras coisas a partir do que a ferida nos causou – como se ganhássemos lentes de contato, no caso a ferida, e passássemos a enxergar a vida a partir dessas lentes. De certa forma isso está contaminando a nossa visão. Pode parecer muito sútil, um sentimento de impotência aqui, uma falta de confiança ali, ou uma falta de autoestima acolá. Já se perguntou qual é a raiz disso? Quando foi que te corromperam do seu eu? O que aconteceu com a sua essência única? O que te impede de ser e viver tudo aquilo que um dia sonhou? É sério, qual a distância entre você e seu sonho?
Mas você já viu isso antes não é mesmo? “Tudo o que quiser você pode alcançar”, “quem quer corre atrás” ou pior ainda “só depende de você”. A verdade é que mesmo que na época você não tenha tido reação ou maturidade suficiente para resolver, uma ferida que obviamente não se curou com o tempo, ainda está aberta, uma ferida na alma, no coração. Não importa se já faz muito tempo, ou se agora parece algo tolo. Não é, a sua vida, sua dor, não há como julgar ou medir, e se é importante para você é importante pra Deus.
Sem te pedir licença, alterou sua visão de como enxerga a si e ao mundo. Sabe onde ela está? Quando você deixou de agarrar aquela oportunidade por medo de fracassar, esteve lá quando você estava prestes a postar aquela foto, mas aquela amiga postou uma linda então você desistiu da sua, esteve lá quando você pensou que não ia dar conta, estava lá quando sentiu que não era bom o suficiente, quando escolheu o erro porque não tinha esperanças de que algo bom pudesse acontecer com você. A boa notícia é que como você se sente não define quem você é.
Para a cura efetiva – sim ela existe – você precisa bater de frente com a ferida, em vez de fingir que ela não existe na esperança de que um dia não sinta, não doa, não sofra. Não tente enganar a si mesmo dizendo que ela não te afeta. São padrões de pensamentos tendenciosos, que às vezes você até entende que poderiam ser mais positivos, mas não consegue se desvincular deles.
E como resolver? Eu poderia dizer “acredite em você” ou até mesmo “siga seus sonhos”, mas não seria tão eficaz quanto o perdão. Isso mesmo, você pode sentir como se ainda não perdoasse, mas diga mesmo assim até que seja uma verdade, até que lembre e a lembrança não te traga dor alguma. Perdoe cada lembrança, cada coisinha, assim como Deus está sempre disposto a te perdoar.
Se permita se livrar tudo aquilo que tem te bloqueado tendo no coração as verdades de Deus sobre a sua vida: sim você foi feito com capacidade de realizar tudo aquilo que sonha, sim você é amado(a) e sim tem alguém de braços abertos esperando que você recorra a Ele. Que é o único capaz de sarar completamente todas as feridas, alguém que morreu para levar suas dores para que você tivesse a vida plena.
Tendo ouvido isto, Jesus lhes respondeu: – Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim chamar justos, e sim pecadores.”
Marcos 2:17 NAA

- Anuncie Aqui -