Vantagens de se Realizar Exercícios Corporais no Inverno

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

É só as temperaturas começarem a cair que vem aquela vontade instantânea de se encolher embaixo do edredom, assistir a um bom filme e comer delícias calóricas. Temos que economizar e estocar energia. É um reflexo instintivo de sobrevivência para o período mais frio do ano. Em tempos passados a caça e a coleta ficavam impossíveis ou eram mais raros nesse período. Adaptamo-nos – o nosso organismo – ao longo de milhares de anos, para poupar energia no inverno. Como acontece com grande parte dos vegetais e animais que hibernam ou reduzem suas atividades nesse período do ano. E vieram as revoluções agrícola e industrial e os avanços tecnológicos para facilitar a nossa vida e nos proteger da natureza. Não precisamos mais sair para caçar nem coletar e nossas roupas nos aquecem com maior eficácia do frio. Mas… O mecanismo instintivo está presente, lá no fundo do nosso cérebro. Funcionamos, ainda, seguindo o ritmo circadiano (ciclo dia/noite e calor/frio). Por isso mesmo aquela preguiça e letargia para sair da cama ou do abrigo confortável durante os dias mais frios e escuros é normal e natural. Algumas alterações no organismo humano, induzidas pelo frio, são importantes e já comentamos sobre elas no artigo anterior.

Mas o friozinho não pode ser desculpa para a falta de movimento prevalecer. Pelo contrário! Os exercícios físicos é uma parte importante da manutenção de uma vida saudável e ativa. Eles fornecem uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a melhora do condicionamento cardiovascular, aumento da força muscular, redução do risco de doenças crônicas, melhor resposta do Sistema Imunológico e uma melhor qualidade de vida em geral. Embora muitas pessoas sejam mais ativas no verão, o inverno também é uma ótima época para se movimentar. Praticar alguma atividade física nessa estação traz inúmeras vantagens e nesse artigo vamos descrever algumas delas.

Confira alguns dos motivos mais relevantes para abandonar o pijama e vestir a roupa de malhar:

Menor concorrência nos equipamentos (academias, clubes, ruas, parques e praças) Naturalmente o inverno acaba por “segurar” os praticantes de verão em sua zona de conforto. E você não será mais um deles, não é? Aproveite esse momento e realize suas atividades com menor concorrência.

Afasta o sedentarismo – Você não é do time que curte o frio debaixo dos cobertores! Pois, passar o inverno todo sem se movimentar destrói com o seu condicionamento. E a inatividade física é considerada uma doença, capaz de gerar muitas outras, por isso, proteja-se. A prevenção é o melhor remédio!

Aumento da imunidade – O inverno é a época do ano em que as pessoas são mais propensas a ficar doentes. Principalmente as de origem respiratórias. No entanto, o exercício regular e modulado para a sua condição atual, no inverno, ajuda na pronta resposta do sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças comuns de inverno, como gripes e resfriados. Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise descobriu que o exercício regular reduz a incidência de infecções respiratórias em até 50%. O exercício físico aumenta a produção de células imunológicas, o que ajuda a combater infecções e doenças.

Melhora a circulação sanguínea – O inverno pode ser uma época em que as pessoas ficam mais sedentárias e passam mais tempo dentro de casa. Isso pode levar a uma circulação sanguínea mais lenta, o que pode causar fadiga e aumentar o risco de coágulos sanguíneos. No entanto, o exercício regular no inverno pode melhorar a circulação sanguínea, ajudando a manter o corpo mais saudável e energizado. Isso também pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Ajuda a prevenir o ganho de peso em gordura – O inverno é uma época em que muitas pessoas são mais propensas a ganhar gordura corporal devido a uma dieta mais rica em calorias e ao menor nível e intensidade das atividades físicas. No entanto, o exercício regular no inverno pode ajudar a prevenir o ganho de peso e manter a boa forma física. O exercício físico aumenta a taxa metabólica diária total (por diferentes mecanismos), o que ajuda o corpo a gastar mais calorias, inclusive no inverno. Além disso, o exercício físico pode ajudar a controlar o apetite, reduzindo a vontade de comer em excesso, ação muito comum nesse período.

Melhora o humor – O inverno é uma época em que muitas pessoas se sentem mais tristes e deprimidas. Esse transtorno sazonal leva nome e é conhecido como Depressão Invernal. No entanto, o exercício físico regular no inverno pode ajudar a melhorar e/ou reduzir os sintomas de tristezas e depressão. Isso ocorre porque o exercício físico estimula a produção de endorfinas, os hormônios do bem-estar, que ajudam a aliviar o estresse, melhorar o humor e a deixar mais motivado.

Maior conforto nas Atividades Corporais – Especialmente quem sofre com sobrepeso e obesidade sente um incômodo grande no verão, quando o calor estimula ainda mais a transpiração. Transpiramos muito mais no verão (especialmente em dias mais quentes e úmidos) porque o corpo precisa fazer um esforço maior para regular a temperatura interna (jogar o calor para fora). Isso gera um maior desgaste no organismo e produzimos menor trabalho muscular. Transpirando menos no inverno, o treino fica mais agradável e confortável. Mas isso não significa que quem está acima do peso só deve se exercitar no inverno. Aproveite esse momento para dar o impulso.

Aprimora a aptidão física – O inverno naturalmente é a época em que as pessoas, em geral, são menos ativas (mas não você agora!) e, portanto, podem diminuir sua Aptidão Física. No entanto, o exercício físico regular no inverno pode ajudar a desenvolver ainda mais as capacidades corporais relacionadas à aptidão física.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅  FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?
Acesse o link: https://t.me/qualifis

- Anuncie Aqui -