A Semana News

Dia Mundial da Saúde

Imagem: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

No último dia 7 de abril foi celebrado o dia Mundial da Saúde. Ano passado já escrevemos um artigo sobre essa data. Mas sempre vale reforçar e este está mais expandido, pois é uma ocasião para refletirmos sobre a importância de cuidar da nossa saúde física e mental. Esta data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar/conscientizar as pessoas sobre questões de saúde total e promover hábitos saudáveis em todo o mundo. É um momento para reconhecer os desafios enfrentados na área da saúde e destacar a importância do acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade para todos, independentemente de sua origem ou condição social. Neste dia, é fundamental lembrar que a saúde é um direito humano fundamental e que todos têm um papel a desempenhar na promoção de estilos de vida saudáveis e na construção de sistemas de saúde mais robustos e inclusivos.

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e, inclusive, espiritual, fundamental para uma vida plena e satisfatória e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Em outras palavras, a saúde não se limita apenas à ausência de doenças, mas também engloba o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual de uma pessoa, assim como sua capacidade de se adaptar às mudanças e desafios que a vida propõe. Isso inclui aspectos como alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, boa qualidade do sono, saúde mental estável, relacionamentos interpessoais saudáveis, desenvolvimento cognitivo (do pensar), crenças, acesso a serviços de saúde de qualidade e um ambiente físico (trabalho e residência) e social (lazer e de relacionamentos) seguro, confortável e favorável ao bem-estar.

Além disso, a saúde é influenciada por uma série de fatores, incluindo determinantes sociais, econômicos, culturais e ambientais. Portanto, promover a saúde requer abordagens que vão além do sistema de saúde tradicional e envolvem políticas públicas, educação, ambiente físico e social, entre outros aspectos. Mas, por agora vamos nos concentrar naquilo que cada um de nós, individualmente, pode realizar para aprimorar a sua própria condição. E existem diversos hábitos saudáveis que podemos cultivar, cada um de nós, para promover uma saúde física e mental aprimorada:

Ao incorporar esses hábitos saudáveis em nosso dia a dia e persistir em mantê-los ao longo do tempo, podemos desenvolver uma saúde física e mental muito mais aprimorada e desfrutar de uma vida mais plena e satisfatória. Lembre-se de que pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença para a saúde e o bem-estar no longo prazo. Ao tomar medidas para uma vida mais saudável, você pode reduzir o risco de doenças e melhorar sua qualidade de vida.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?
Acesse o link: https://t.me/qualifis

Sair da versão mobile