Dia Mundial da Saúde

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Na semana passada foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o dia 7 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), lá em 1948, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da saúde e promover ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas pelo mundo todo.

A cada ano, a OMS escolhe um tema central para ser abordado no Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de destacar questões importantes relacionadas à saúde e ao bem-estar. É também uma oportunidade para que governos, organizações de saúde, profissionais de saúde, empresas e indivíduos possam refletir sobre suas ações e compromissos para melhorar a saúde pública. É um momento para promover e discutir diferentes aspectos, seja de infraestrutura, ações individuais ou coletivas, ambientais ou comportamentais sobre a saúde e a qualidade de vida, bem como para incentivar indivíduos e comunidades a se envolverem em atividades e atitudes saudáveis e a fazer melhores escolhas quanto ao estilo de vida que levam.

Momento também para celebrar as conquistas e os avanços na área da saúde. No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados nesta área.  A pandemia da COVID-19, por exemplo, nos mostrou a fragilidade dos sistemas de saúde no mundo todo. E como o mundo está doente!  É uma necessidade urgente fortalecer os sistemas de saúde por todo o globo e melhorar a coordenação global para prevenir e controlar doenças infecciosas. Diminuir a desigualdade no acesso à saúde de qualidade é também um grande desafio para as próximas gerações. E, ainda, transformar o estado atual de grande parcela da população mundial que sofre com algum tipo de doença.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade importante para inspirar e despertar ações relacionadas à saúde pública em todo o mundo. Com a colaboração de governos, organizações de saúde e indivíduos comprometidos, podemos trabalhar juntos para melhorar a saúde e o bem-estar individual e consequentemente das sociedades por todo o mundo.  Contudo, é importante lembrara que a sua saúde depende muito mais das suas escolhas!

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Isso significa que a saúde é um estado geral de bem-estar que envolve a capacidade de lidar com as diferentes e inesperadas demandas da vida diária, manter relacionamentos saudáveis, ter uma atitude positiva e ter acesso a cuidados de saúde minimamente adequados.

O bem-estar físico inclui ter um corpo saudável, livre de doenças e em boa forma e aptidão física. Isso pode ser alcançado através de uma alimentação saudável, atividade física regular, sono adequado, evitar vícios como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de fazer exames regulares de saúde.

O bem-estar mental envolve a saúde emocional, cognitiva e psicológica. Isso inclui a capacidade de lidar com o estresse, manter o cérebro ativo, ter resiliência, estabelecer relacionamentos saudáveis, ter autoestima, sentir-se bem consigo mesmo e com os outros, e ter um senso de propósito na vida.

O bem-estar social envolve a capacidade de manter relacionamentos saudáveis e interagir de forma positiva com a comunidade. Isso inclui ter um senso de pertencimento, apoio emocional, estar envolvido em atividades sociais e comunitárias, e ter acesso a serviços e recursos de suporte.

Fica evidente que tomar consciência ou o entendimento para uma vida saudável envolve comprometimento e compromissos para que as nossas escolhas diárias possam afetar positivamente nossa saúde e bem-estar em longo prazo. E todos querem envelhecer com saúde! As ações positivas realizadas agora serão como uma poupança para nosso futuro mais saudável, independente e feliz.

Algumas dicas para ajudar a melhorar:

– Eduque-se sobre hábitos saudáveis: Leia livros, artigos ou assista a documentários sobre nutrição, exercícios, sono e outros aspectos da saúde para entender como esses fatores podem afetar sua saúde. Pequenas atitudes saudáveis no dia a dia farão grande diferença no futuro.

– Acompanhe sua saúde: Faça check-ups regulares, monitore seu peso e verifique sua pressão arterial. Isso pode ajudar a identificar quaisquer problemas precocemente e tomar medidas para corrigi-los.

– Pratique uma alimentação saudável: Coma alimentos nutritivos e variados, evitando alimentos processados e ricos em açúcar e gordura. Adote uma alimentação balanceada e aprenda a controlar as porções e escolher alimentos que fornecem os nutrientes de que seu corpo precisa. Descasque mais, desembrulhe menos!

– Exercite-se regularmente: Faça atividade física regularmente, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar ioga ou levantar pesos. O exercício corporal ajuda a manter o corpo saudável, reduz o estresse e melhora o humor.

– Durma o suficiente: Ter uma boa noite de sono é importante para a saúde mental e física. Tente dormir de 7 a 9 horas por noite, evite eletrônicos antes de dormir e crie um ambiente tranquilo e confortável para dormir.

– Reduza o estresse: O estresse pode afetar negativamente a saúde, portanto, é importante encontrar maneiras de reduzi-lo. Tente praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, e encontre hobbies que o ajudem a relaxar. Aprenda a respirar melhor.

– Abandone hábitos prejudiciais à saúde: Pare de fumar, reduza o consumo de álcool e evite o uso de drogas ilícitas. Esses hábitos podem causar problemas graves de saúde no longo prazo.

Lembre-se de que pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença para a saúde e o bem-estar no longo prazo. Ao tomar medidas para uma vida mais saudável, você pode reduzir o risco de doenças e melhorar sua qualidade de vida.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?
Acesse o link: https://t.me/qualifis

- Anuncie Aqui -