Combatendo a Inatividade Física

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A Organização das Nações Unidas divulgou uma análise falando sobre o aumento de casos de sobrepeso e obesidade no Brasil. De acordo com o estudo, mais da metade da população brasileira está acima do peso, enquanto 20% já podem ser classificadas como obesas. Em relação aos anos anteriores, destaca-se o crescimento de crianças dentro dessas estatísticas: estima-se que 7% das crianças de até 5 anos têm sobrepeso.

A má alimentação rica em açúcares e gorduras é um dos principais fatores que contribuíram para aumentar significativamente este índice. E uma população obesa é uma sociedade doente. Combater a obesidade é uma tarefa permanente. Outro fator muito importante que adoece precocemente é a falta de movimento.

E estes são apenas dois dos graves problemas que trazem reflexos negativos para toda a sociedade, inclusive na economia. A inatividade física ou sedentarismo é um importante fator de risco para a saúde e qualidade de vida. Junto com a má alimentação, ele é o principal responsável por diversas doenças crônicas não transmissíveis que representam cerca de 70% das mortes no Brasil. Esse dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com dados do IBGE 40,3% dos adultos são considerados sedentários no país, população muito mais propensa a desenvolver algum tipo de doença crônica não transmissível: obesidade, doenças cardíacas, respiratórias e metabólicas, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer. Essas doenças relacionadas à inatividade física são responsáveis por 300 mil mortes por ano no Brasil. É preocupante!

Alimentação fácil e pouco gasto de energia. Hoje tudo é feito pensando no conforto e facilidades e isso engloba alimentação rápida e altamente energética e realizar atividades corporais com o menor esforço possível. O resultado é o ganho de peso, pois nosso organismo não despreza ou desperdiça os excessos de energia. Ele guarda sempre! É uma questão de matemática: Se comemos mais calorias do que gastamos no dia, o corpo guarda o excedente em forma de gordura. Mas… O que fazer? A dica é ingerir alimentos mais nutritivos, com menor índice glicêmico, se movimentar mais ao longo do dia com as suas atividades rotineiras para aumentar o seu gasto calórico diário e procurar alguma prática corporal ou exercícios físicos que sejam continuados (pelo menos 3 vezes durante a semana) e prazerosa (para manter a aderência na atividade).  É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.

Mas quando o assunto é a prática de alguma atividade física, boa parte das pessoas se esquiva da questão alegando que a falta de tempo é a maior responsável. Encontrar a atividade “perfeita” para você pode parecer difícil, mas é possível. Movimentar-se é indispensável para manter a saúde. Mesmo quem não dispõe de muito tempo precisa se esforçar e encontrar atividades que possam ser encaixadas na rotina. Falta de tempo não pode ser desculpa!

Procurar a ajuda de um profissional especializado pode ajudar muito na busca da melhor atividade para o seu perfil e, portanto, pode ser o primeiro passo para se livrar da vida sedentária. Endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas e profissionais de educação física, juntos, podem contribuir com ideias e incentivo.

Uma pessoa inativa é aquela que não pratica nenhuma atividade física no cotidiano. Assim, ela passa muito tempo parada, ainda que se movimente um pouco no trabalho e em casa. Ou seja, é alguém que fica muito tempo sentado, deitado ou na mesma posição. O sedentarismo é uma característica tanto de pessoas que não praticam exercícios quanto daquelas que têm uma rotina mais parada. É o caso, por exemplo, de quem trabalha em escritório, não caminha para ir ao trabalho, ao mercado, padaria, farmácia e, nem mesmo, sobe alguns degraus de escada. Além disso, é bom destacar que também é sedentário quem se movimenta apenas eventualmente, como no futebol, vôlei, pedal ou trilhas apenas nos finais de semana. Cuidado! Uma atividade corporal intensa eventual pode ser muito mais perigosa que não a realizar! Uma excelente alternativa é incorporar algum exercício físico para ser realizado em casa. Outra prazerosa atividade é incluir as caminhadas na sua rotina. Vamos caminhar?  Além de ser uma atividade de fácil execução ela traz importantes benefícios para a saúde.  É muito comum as pessoas iniciarem uma prática esportiva e não conseguirem manter por muito tempo. Por isso, a escolha deve ser individualizada e respeitar as preferências e aptidões de cada um. Quem gosta de jogos com bola, por exemplo, pode incluir alguma modalidade esportiva coletiva como atividade. Outra modalidade bastante prazerosa é pedalar! E se você puder realizar a atividade corporal em contato com a natureza, melhor ainda!

Mas, lembre-se, antes de começar qualquer atividade física é preciso consultar um profissional especializado e realizar uma série de exames.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -