Alerta: Evitando Armadilhas – Os Perigos das “Fórmulas Mágicas” na Redução de Gordura Abdominal

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

No universo da busca pelo corpo ideal, é comum depararmos com promessas tentadoras de soluções rápidas para a redução da gordura abdominal. Especialmente após a pandemia, as soluções tecnológicas de “treinos” empacotados, comprados, copiados, sugeridos ou “roubados” de plataformas de treino, do influencer, do coach virtual, do amigo, cresceram e muito! Natural! Uma solução que veio para ficar!

Mas… especialmente, em momento pós pandemia, que muitos retornaram às suas atividades físicas, sabedores da importância que o movimento corporal provoca no Sistema Imunológico e consequentemente no reforço da saúde, está se desenvolvendo, como nunca, produtos prontos que prometem verdadeiros “milagres”, pela internet. E tem de tudo – especialmente para o emagrecimento e redução de gordura abdominal! Muita cautela nesta hora! Um programa de EXERCÍCIOS CORPORAIS deve ter uma característica indispensável: ser individualizado! Características físicas, genéticas, nutricionais, laborais, ambientais (onde vive e locais de treino), sociais e psicológicas pessoais, limitantes e facilitadoras para um ou outro tipo de movimento, devem ser levadas em consideração. Sem isso, não é exercício físico! Não deixa de ser uma atividade corporal, mas estas nem sempre são vantajosas.

Os treinos On-Line e os empacotados vieram, sim, para ficar. São muito mais práticos e podem trazer algumas vantagens. Destas, as aulas ou consultorias On-Line são as mais apropriadas, vantajosas e seguras. Afinal é, ainda, uma relação direta do profissional com o seu cliente. E um programa de exercícios corporais individualizado é possível de ser desenvolvido para a realidade de cada um. Prefira esta opção!

Não vou aqui discutir sobre os objetivos e necessidades de cada indivíduo e o que seria mais adequado para um ou outro momento em relação à prática deste ou aquele outro exercício físico. Só deixo a informação que, sim, cada indivíduo é diferente e que um mesmo movimento ou sequência deles, pode fazer muito bem para um e muito mal para outro. Tenha consciência disso!

O que quero alertar, hoje, é sobre os “milagres” que alguns pacotes de “exercícios físicos” – que qualquer tipo de pessoa pode ter acesso – vêm prometendo em realizar num curto espaço de dias e com tempo de execução reduzido. E para ser desta maneira o programa deve ser muito intenso. Consequentemente, mais PERIGOSO! E, tem de tudo, principalmente para “perder barriga”! Milagres não existem! Nem todos podem e devem realizar movimentos muito intensos ou um ou outro tipo de gesto motor. Uma progressão segura e eficaz requer tempo, domínio do movimento e continuidade. Antecipar estímulos, sem uma adequada adaptação e recuperação pode provocar resultados indesejáveis. E um melhor e maior conhecimento do aluno pelo seu professor, pode ser o divisor entre o que irá funcionar com segurança e o que irá dificultar a evolução e até lesionar. Algumas mudanças no estilo de vida estimuladas pelo profissional que está ao lado, continuadamente, também farão muita diferença nos resultados. Estímulos intensos contínuos, não controlados e não alternados com estímulos mais fracos, podem comprometer também seu Sistema Imunológico. CUIDADO! Ter um Professor de Educação Física na elaboração do seu programa individual de Exercícios Físicos será sempre mais seguro e eficaz para os seus objetivos e necessidades. Pense nisso!

Mas se quiser realmente embarcar nesta aventura – é uma loteria – confirme primeiro se o produto foi desenvolvido ou elaborado por um profissional sério da Educação Física. Uma pesquisa pelo número da carteira profissional, do CREF/CONFEF, (Conselho Regional e/ou Federal de Educação Física), já pode te dar uma resposta. Investigue melhor também sobre o profissional em suas redes sociais. Qual é a especialidade dele e se possui alguma autoridade naquilo que está oferecendo. Ainda, tenha a certeza que este produto é realmente aquilo – ou algo muito próximo – que você precisa no momento. Não custa uma ajudinha profissional nesta hora! Na dúvida converse com um profissional da área. Sempre haverá um próximo de você. Professores gostam de informar – ou deveriam!

Agora, se com todas estas informações você ainda prefere arriscar sua saúde com programas mágicos oferecidos por “blogueiros”, famosos ou ainda pela propaganda exagerada de resultados que pipocam nas redes… Boa sorte com eles! Você irá precisar!

Contudo, é crucial entender e alertar sobre os perigos associados a essas “fórmulas mágicas” e orientações genéricas que permeiam o cenário de saúde e bem-estar. Entre elas:

  1. Ineficácia das Soluções Rápidas:

As chamadas “soluções rápidas” para a redução da gordura abdominal muitas vezes se mostram ineficazes a longo prazo. Dietas extremas e suplementos mirabolantes podem levar a perdas de peso temporárias, mas raramente proporcionam resultados sustentáveis. Essas abordagens não abordam as causas subjacentes do acúmulo de gordura abdominal e, muitas vezes, resultam em efeitos colaterais indesejados.

  1. O Perigo das Dietas Restritivas:

Dietas extremamente restritivas, com promessas de resultados rápidos, podem desencadear deficiências nutricionais e distúrbios alimentares. O corpo necessita de uma variedade de nutrientes para funcionar adequadamente, e a eliminação abrupta de grupos alimentares pode ter impactos negativos na saúde, além de ser difícil de manter a longo prazo.

  1. Individualidade na Abordagem:

Cada corpo é único, respondendo de maneira diferente a diversas abordagens. Orientações não individualizadas correm o risco de não levar em consideração fatores como genética, histórico médico e estilo de vida. O que funciona para uma pessoa pode não ser eficaz para outra, tornando imperativa a personalização das estratégias de redução de gordura abdominal.

  1. Riscos à Saúde:

A busca desenfreada por resultados imediatos pode acarretar riscos à saúde. Suplementos não regulamentados e práticas extremas podem levar a efeitos colaterais indesejados, comprometendo a saúde cardiovascular, metabólica e emocional. É crucial priorizar métodos seguros e sustentáveis, evitando comprometer o bem-estar em busca de resultados rápidos.

Ao perseguir a redução de gordura abdominal, é essencial manter um olhar crítico sobre as promessas de soluções rápidas e “fórmulas mágicas”. A abordagem mais segura e eficaz é aquela que considera a individualidade, promove mudanças sustentáveis no estilo de vida e busca o equilíbrio entre alimentação saudável, exercícios regulares e cuidado com a saúde mental. Evitar atalhos duvidosos é um passo fundamental na busca por uma jornada de bem-estar verdadeira e duradoura.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis” e obter dicas incríveis para a sua saúde?

Acesse o link: https://t.me/qualifis

Colaboração Especial nessa coluna: I.A. (Título da coluna e itens do 1 ao 4)

- Anuncie Aqui -